segunda-feira, 26 de abril de 2021

ARGÔNIO EM SÃO PAULO (TRATAMENTO DO REGANHO DE PESO OU PERDA DE PESO INSUFICIENTE PÓS-CIRURGIA DE BYPASS GÁSTRICO OU CAPELLA)






O Plasma de Argônio promove o estreitamento da anastomose (passagem entre estômago e intestino), do Bypass Gástrico promovendo maior perda de peso e eliminação do reganho de peso em até 90%.

No Brasil, em 2015, tivemos 100.000 cirurgias para perda de peso, sendo a maioria o Bypass Gástrico. Nesta cirurgia diminuímos o estômago e desviamos o intestino, deixando uma passagem (anastomose) estreita (10 – 12 mm) para o alimento, visando uma saciedade precoce. A perda de peso ocorre em torno de 30 a 40% do inicial. Em torno de 15 meses pós-cirurgia existe uma adaptação do organismo às mudanças no aparelho digestivo e ocorre a estabilização do peso. A perda, assim como sua manutenção está diretamente relacionada à mudança de estilo de vida com o hábito de dieta balanceada e atividade física. Temos verificado um reganho de peso em torno de 20% dos pacientes. Verificamos também que em muitos casos a anastomose está alargada com mais de 20 mm.
A aplicação do plasma de argônio por Endoscopia é feita ao redor da anastomose entre o estômago e o intestino, promovendo uma queimadura superficial. Na cicatrização há retração com diminuição do diâmetro devolvendo a sensação de plenitude (saciedade), experimentada logo após a cirurgia.
Feita sob sedação, não há necessidade de internação e o paciente pode retornar às suas atividades no dia seguinte.
Na maioria dos casos serão realizadas três sessões com intervalo de 60 dias. É possível fazer aplicações de argônio até o paciente chegar no seu peso ou a anastomose ficar com o tamanho normal (aproximadamente 10,0 mm).
O acompanhamento com a Equipe Multidisciplinar é fundamental. É uma nova chance para a reeducação do estilo de vida e manutenção de perda de peso para toda a vida.
O procedimento é como uma endoscopia normal com risco baixo e raras complicações (sangramento local que geralmente para sozinho e estenose/estreitamento, resolvido com dilatação endoscópica).
Dr. José Rubens está realizando esse procedimento em São Paulo na Clínica Imec.


Perguntas freqüentes:

Como é o procedimento?
Similar a uma endoscopia normal com duração de 20 minutos sob sedação. Há uma fulguração (queimadura superficial) no nível da anastomose (passagem entre estômago e intestino). A liberação ocorre 30 minutos após o procedimento, sendo necessário o acompanhamento de pessoa adulta devido à sedação.

           Vou sentir dor?
A maioria dos pacientes não sente nada. Alguns podem sentir desconforto, náuseas e vômitos.

É necessário preparo e exames pré-procedimento?
Necessário jejum de 12 horas e na maioria dos casos apenas uma endoscopia prévia.

Como é depois?
É necessário uma dieta líquida como na cirurgia. A região fica sensível e os alimentos sólidos podem causar desconforto ou sangramento.

Para quem está indicado?
Para quem fez a cirurgia de Bypass Gástrico, está com o peso estabilizado, perdeu menos de 30% do peso ou reganhou mais de 10% do peso mínimo conseguido e a endoscopia deve mostrar anastomose alargada.

Quanto peso devo perder?
Depende do organismo de cada um, assim como das mudanças dos hábitos e do estilo de vida. Nossa média de emagrecimento por sessão é de 6 Kg, mas teve casos que chegaram a eliminar 15 Kg.

Depois do tratamento é necessário exame de controle? O tratamento pode ser feito novamente se necessário?
É conveniente um controle endoscópico após seis meses e depois anual. Se necessário (dilatação da anastomose e reganho de peso), o tratamento poderá ser feito novamente.

O Argônio pode ser feito na Gastrectomia Vertical ou Sleeve?
Não, somente no Bypass Gástrico, onde temos uma passagem estreita, curta e localizada.

O Argônio poderá ser feito quando se tem anel?

Geralmente não. O anel gástrico causa um estreitamento acima da anastomose. Não vale a pena estreitar a anastomose quando já há uma passagem estreita acima. Somente nos casos raros, onde o anel está alargado o procedimento do argônio será válido.

O método do argônio é regulamentado no Brasil?
Sim, é regulamentado e tem registro na ANVISA.

O plano de saúde cobre?
Não, não cobre.

É realmente necessário o acompanhamento da Equipe Multidisciplinar?
Sim, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta são fundamentais para o acompanhamento e mudança do estilo de vida, necessário para a manutenção da perda de peso.
Vocês fazem esse procedimento na Clínica Imec?
Sim, fazemos.

          O pagamento é feito pelo tratamento completo ou pode ser por sessão?
Poderá ser feito por sessão.

3 comentários:

  1. Como faço para agendar?
    Entre em contato com nossas consultoras: (11) 9.9880.3404 - (11) 9.9880.2719 -(11) 2179.7979, pelo e-mail: contato@clinicaimec.com.br pelo Face: https://www.facebook.com/ClinicaImec?fref=ts, ou se preferir deixe seu e-mail ou telefone abaixo na área de comentários que entraremos em contato.

    ResponderExcluir
  2. Essa endoscopia prévia é feita na clínica no mesmo dia?ou tenho que fazer e depois levar ,pq gostaria de fazer o procedimento o mais rápido possível

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de novas informações do procedimento plasma de argônio como tbm sobre os valores forma de pagar como começar o procedimento fico no aguardo

    ResponderExcluir